Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa, primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal
Ministro Joaquim Barbosa, primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal


O ministro relator do Mensalão que virou uma celebridade nacional - com direito a máscara de carnaval com seu rosto, a mais vendida até agora - por sua postura firme contra a corrupção, implacável contra os desvios dos "mensaleiros" é o novo presidente do Supremo Tribunal Federal.

Joaquim Barbosa é um exemplo para o Brasil não apenas por ser o primeiro negro a ser ministro do STF, agora assumindo a presidência da mais alta corte do país. A trajetória vitoriosa do novo presidente do Supremo é um prêmio a sua dedicação aos estudos, sua vontade de superar obstáculos para ir mais longe. É um exemplo vivo de que vale a pena estudar. Aliás, Barbosa é a antítese de Lula. O ex-presidente era um menino pobre, retirante nordestino, virou metalúrgico e chegou à presidência da República. Não podemos diminuir a conquista de Lula, mas ele sempre fez questão de enaltecer o fato de que chegou onde chegou sem precisar estudar, se orgulha em dizer que não gosta de ler nem jornal. No caso de Barbosa, o menino pobre do interior de Minas Gerais (Paracatu), filho de um pedreiro e de uma faxineira, chegou à presidência do STF por seus méritos próprios, estudando muito, alcançando um currículo jurídico de fazer inveja.

Lula odeia Joaquim Barbosa. Acha que por tê-lo indicado para o Supremo, o ministro deveria expressar sua gratidão absolvendo a Turma do Mensalão. Lula só esquece que Barbosa nunca fez política para chegar ao Supremo. Na época, Lula queria indicar o primeiro negro para o Supremo. Não tinha ninguém em vista e pediu a José Dirceu currículos de negros com notável saber jurídico. O melhor currículo era o de Barbosa. Foi assim que virou ministro.

A expectativa da opinião pública brasileira é que Joaquim Barbosa à frente do Supremo continue personificando a luta contra a corrupção, independente dos desvios serem praticados por "mequetrefes" ou por gente poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário